Esboço do Diagrama Entidade Relacionamento

Essa semana foi iniciado o processo de desenvolvimento do banco de dados do site. Inicialmente, elaboramos um esboço do diagrama entidade relacionamento (DER) do banco de dados. Chamamos de esboço pois ainda está sujeito a erros e/ou mudanças posteriores.

Funcionamento do site

Basicamente o Usuário entra com o endereço dele e o sistema retorna para ele um Local, exibindo o Nome, Endereço, Telefone e uma Avaliação do Local, mostrando a Quantidade total de avaliações que este local recebeu e uma Média a partir das notas recebidas. O Local também possui algum comentários anônimos que são exibidos para o Usuário.

As entidades e seus relacionamentos

Já que o Usuário não será identificado ou cadastrado no site, tendo uma navegação totalmente anônima, decidimos, por hora, não inserir atributos na entidade.

A entidade Local possui os seguintes atributos: o seu Id, para identificação, sendo este a chave primária; o Nome; o Telefone; o seu Endereço, que é um atributo composto com Rua, Número, Bairro, CEP, Cidade e Estado; as suas Coordenadas, que serão armazenadas e transformadas em endereço pela API; e outro atributo composto chamado de Avaliação, com o Total de Avaliações recebidas dos usuários e uma Média das notas recebidas pelos mesmos.

O Usuário se relaciona com o Local de duas maneiras Cadastrando e Procurando.

Na relação de cadastro, o Usuário pode cadastrar tanto nenhum quanto vários Locais, portanto, a cardinalidade é 0 para N, e o Local, se está no sistema só pode ter sido cadastrado uma única vez, tendo então a cardinalidade 1 para 1.

Na relação de procura, se o usuário está acessando o site, ele pode procurar vários locais, ou então nenhum, logo a cardinalidade é de 0 para N, e se o local está devidamente cadastrado no sistema, ele pode ser procurado por nenhum ou por vários usuários, tendo então a mesma cardinalidade. Neste caso, criamos então uma entidade associativa, que representa o processo de busca do usuário por um local, tendo como atributos, as chaves primárias das duas entidades, no caso, apenas o Id do local e o atributo nota, que usamos para estabelecer a avaliação que o local recebeu.

DER_QuietMind_1-2
DER feito no brModelo

 

Esta parte do processo foi realizada por Matheus Bonfim
OBS: O modelo e o texto estão sujeitos a erros e o post será atualizado, com as devidas correções, à medida que os mesmos forem identificados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s